Qualquer praticante de atividade física, em especial a musculação e as artes marciais, está bem familiarizado com a chamada Dor Muscular Tardia, ou DMT, que consiste nas dores iniciadas de 8 à 72 horas após exercícios musculares intensos. Não há um consenso a respeito de suas causas existem diversas hipóteses, havia a algum tempo a teoria de que as dores se originavam do acúmulo de ácido lático gerado pelo metabolismo durante o exercício, porém estudos recentes demonstram um mecanismo diferente causador da DMT.
Durante a atividade muscular intensa, células são destruídas gerando microfissuras no tecido muscular que será reconstruído com maior quantidade de células, processo conhecido como hipertrofia, porém o material genético contido no interior das células destruídas permanece espalhado sobre o tecido, essas substância são degradadas e eliminadas por células dos sistema imunológico gerando um processo inflamatório local. Em geral as dores desaparecem espontaneamente de 24 à 48 horas após iniciadas.
Apesar de sinalizarem que o objetivo de fazer um exercício intenso foi atingido, podem se tornar prejudiciais a sua saúde quando exageradas ou quando duram muito tempo a mais que o normal.
Principais formas de se combater a DMT
Não existe uma forma de elimina-lá por completo uma vez que o objetivo do treinamento é se aprimorar em sua atividade física, porém existem formas de torna-lá menos intensa:
- Faça exercícios aeróbicos:
- Evite sobrecargas excessivas:
- Massageie seus músculos:
- Alongue-se moderadamente:
- Repouse por tempo suficiente:
Conclusão
A dor estará sempre presente na vida dos praticantes de atividade física que não querem ficar estagnados em algum patamar, isto é muito bem exposto pela célebre frase "NO PAIN, NO GAIN" porém devemos utilizar o conhecimento disponibilizado por profissionais da área não só para potencializar nossos ganhos, mas também evitar perder tempo com lesões desnecessárias e preservar nosso bem mais valioso que é a nossa saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário