Dor muscular tardia




  Qualquer praticante de atividade física, em especial a musculação e as artes marciais, está bem familiarizado com a chamada Dor Muscular Tardia, ou DMT, que consiste nas dores iniciadas de 8 à 72 horas após exercícios musculares intensos. Não há um consenso a respeito de suas causas existem diversas hipóteses, havia a algum tempo a teoria de que as dores se originavam do acúmulo  de ácido lático gerado pelo metabolismo durante o exercício, porém  estudos recentes demonstram um mecanismo diferente causador da DMT.




  Durante a atividade muscular intensa, células são destruídas gerando microfissuras no tecido muscular que será reconstruído com maior quantidade de células, processo conhecido como hipertrofia,  porém o material genético contido no interior das células destruídas permanece espalhado sobre o tecido, essas substância são degradadas e eliminadas por células dos sistema imunológico gerando um processo inflamatório local. Em geral as dores desaparecem espontaneamente de 24 à 48 horas após iniciadas.




  Apesar de sinalizarem que o objetivo de fazer um exercício intenso foi atingido, podem se tornar prejudiciais a sua saúde quando exageradas ou quando duram muito tempo a mais que o normal.


Principais formas de se combater a DMT

  Não existe uma forma de elimina-lá  por completo uma vez que o objetivo do treinamento é se aprimorar em sua atividade física, porém existem formas  de torna-lá menos intensa:


  • Faça  exercícios aeróbicos:
  Estudos realizados pela cadeira de fisiologia do esporte da UFRJ demonstram que a maior irrigação sanguínea promovida por exercícios aeróbicos ajuda a transportar  nutrientes que aceleram o fim do processo inflamatório causado pela DMT.

  • Evite sobrecargas excessivas:
  É importante sempre se superar em cada exercício para atingir seus objetivos, porém seja consciente o aumento de carga e intensidade deve ser gradual, treine pra você, é contraprodutivo triplicar a carga se você  tiver de se ausentar dos treinos devido a uma lesão.


  • Massageie seus músculos:
  Após um treino intenso é bastante aconselhável massagear os músculos trabalhados por alguns minutos, isso pelo mesmo princípio dos exercícios aeróbicos, essa prática aumenta a irrigação sanguínea no local.  


  • Alongue-se moderadamente:
   No pós treino é interessante a prática de um alongamento moderado, para aumentar a irrigação sanguínea e evitar o encurtamento articular, porém é desaconselhável fazer um treino de flexibilidade, pois o alongamento excessivo do tecido micro fissurado pode agravar o desgaste muscular.

  • Repouse por tempo suficiente:
  Se for possível, evite treinar com a DMT, o treino com dor tem seu desempenho prejudicado, só aumenta o tempo requerido para que os músculos envolvidos se recuperem, promove o catabolismo muscular, devido ao aumento do cortisol para combater o processo inflamatório e pode levar a uma lesão mais grave. Para um praticante de musculação isso é motivo  suficiente para pular um dia ou treinar um grupamento muscular diferente, mas se você não tem essa opção, uma boa pedida é evitar sobrecarga na fase excêntrica (em que o músculo se alonga) do exercício. 
  

Conclusão




A dor estará sempre presente na vida dos praticantes de atividade física que não querem ficar estagnados em algum patamar, isto é muito bem exposto pela célebre frase "NO PAIN, NO GAIN" porém devemos utilizar o conhecimento disponibilizado por profissionais da área não só  para potencializar nossos ganhos, mas também evitar perder tempo com lesões desnecessárias e preservar nosso bem mais valioso que é a nossa saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário